Uma parte da Flórida Panhandle, na região noroeste do estado, está na rota da tempestade tropical Zeta, que se formou no mar do Caribe neste final de semana e deve atingir o México na noite desta segunda-feira (26).
O boletim emitido às 8 a.m. pelo National Hurricane Center (NHC), mostrava a tempestade a uma distância de 175 milhas à sudeste das ilhas de Cozumel, no México, com ventos de até 70 mph.
A tempestade vem ganhando força rapidamente e fez com que as autoridades mexicanas emitissem um alerta de furacão para a Península de Yucatán, na região que vai Tulum ao Rio Lagartos.
Os meteorologistas dizem que após atingir Yucatán, Zeta provavelmente irá se mover rumo à costa do Golfo dos EUA com grandes chances de atingir estado da Louisiana e o noroeste da Flórida na quarta-feira (28), possivelmente como furacão de categoria 1.
A tempestade Zeta colocou a temporada de furacões 2020 nos livros de recordes como o segundo ano na história a ter 27 tempestades nomeadas.
Zeta é o 27º fenômeno da temporada no Atlântico Norte e está perto de igualar o recorde de 2005 de 28 tempestades. Se confirmada a tendência de se transformar em um furacão, Zeta será o 11º furacão de 2020 no Atlântico Norte.