Poucas antes de encerrar o prazo para o registro online de eleitores no estado da Flórida nesta segunda-feira (5), usuários do sistema usaram as redes sociais para denunciar que não estavam conseguindo concluir o processo de inscrição.
A secretária de estado, Laurel M. Lee, foi acionada e usou o twitter para informar aos eleitores que iria aumentar a capacidade de armazenamento de dados do site.
“Devido ao volume sem precedentes, por cerca de 15 minutos, alguns usuários experimentaram atrasos ao tentar se registrar. Aumentamos a capacidade. Obrigado àqueles que imediatamente chamaram nossa atenção para isso”, tuitou.
Entretanto, alguns eleitores afirmaram que não conseguiram concluir o cadastro.
Na manhã desta terça-feira (6), políticos democratas pediram explicações ao governador Ron DeSantis e outros funcionários estaduais republicanos sobre incidente.
“Esta é apenas a última tentativa dos líderes republicanos no estado de limitar a democracia”, disse a presidente do Partido Democrata da Flórida, Terrie Rizzo, em um comunicado.
Segundo Terrie, a queda da plataforma no último dia de registros dos eleitores é uma “tentativa flagrante de suprimir o direito de votação”.
“Conserte o site e deixe a democracia funcionar”, declarou. Os democratas afirmaram que irão exigir que o governador prorrogue o prazo para que os eleitores possam se registrar.
Laurel M. Lee informou informou que iria se encontrar com o governador Ron DeSantis ainda nesta terça-feira para discutir o acontecido.
Até o momento, cerca de 213 mil eleitores da Flórida usaram o site para se registrar para votar, fazendo com que o tráfego ficasse atrás apenas do site do DMV (Department of Motor Vehicles) , que administra as carteiras de motorista.
A Flórida tem mais de 14 milhões de eleitores registrados ativos.