Os estrangeiros que aguardam a chegada do Work Permit para iniciar suas atividades laborais legalmente nos EUA, podem ter que esperar até 13 meses em alguns casos. O alerta foi emitido pelo US. Citizenship and Immigration Services (USCIS).
“Antes, a espera era cerca de quatro meses”, disse ao canal de televisão Univision, José Guerrero, advogado de imigração que atua em Miami (Flórida).
O comunicado publicado no website da USCIS atribui o atraso no processo das autorizações de trabalho à pandemia de Covid-19, mas não dá detalhes sobre como a epidemia tem afetado o processamento e envio dos documentos.
O órgão informou ainda que os estrangeiros que receberam o documento I-797, também conhecido como Notice of Action, expedido entre 1º de dezembro de 2019 e 20 de agosto de 2020, podem trabalhar legalmente, mesmo que a autorização de trabalho não tenha chegado. O I-797 é enviado aos imigrantes em situação de regularização de status.
Aos empregadores que aceitarem o I-797 na contratação de funcionários, os USCIS advertiu que devem acompanhar o status dessas pessoas até 1º de dezembro de 2020.
O atraso na entrega dos documentos de trabalho também afeta o programa de verificação de empregos (E-Verity), um sistema usado pelas empresas para descobrir a situação imigratória de seus trabalhadores.
O processo é realizado por meio do formulário I-9. “Mas para completar a verificação é necessário o cartão de autorização de trabalho (EAD)”, diz Guerrero. “Ainda que em alguns casos o empregador aceite o documento I-797 enquanto o trabalhador aguarda o envio do cartão”, completa.
O advogado recomendou às pessoas que experimentam grandes atrasos na emissão dos documentos de trabalho que entrem em contato com a USCIS para esclarecer pontualmente cada caso.