Nos primeiros seis meses deste ano, a US Customs and Border Protection (CBP) interceptou cerca de 20 mil carteiras de motorista falsas vindas da China e de outros países. A operação aconteceu nos aeroportos O’Hare, de Chicago, Illinois, e Fort Worth, em Dallas, Texas.
Segundo os oficiais da alfândega, as encomendas enviadas aos EUA tiveram origem principalmente em Hong Kong, mas houve algumas remessas vindas da Coreia do Sul e da Grã-Bretanha.
Em Chicago, os agentes constataram que a maioria das carteiras foram emitidas para jovens na faixa de 20 anos e muitas tinham a mesma foto com nomes diferentes. Eles testaram os códigos de barras dos documentos falsos e constataram que realmente funcionavam. Ralph Piccirilli, diretor interino da área portuária da CBP em Chicago, disse que eram “muito realistas”.
No Aeroporto Internacional de Fort Worth- Dallas, também houve interceptações de driver licenses falsas que chegaram aos EUA.
“O que é mais desconcertante nessas operações é a facilidade com que tantos jovens compartilham livremente suas informações pessoais com falsificadores no exterior”, disse Timothy Lemaux, diretor da CBP de Dallas
“Continuaremos a colaborar com a aplicação da lei local para educar qualquer pessoa que esteja pensando em comprar uma identidade falsificada online, sobre os perigos de compartilhar suas informações pessoais com um elemento criminoso”, acrescentou.
Além das quase 20 mil driver license , outros 1,513 documentos de identificação falsificados foram retidos.
No outono de 2019, os agentes da CBP em Kentucky impediram a entrada de quase três mil carteiras de motorista falsas que seriam distribuídas em New York.