Meteorologistas do AccuWeather preveem que a temporada de furacões 2020 – que começa dia 1 de junho – será acima da média, com até 18 tempestades tropicais e entre sete e nove furacões. Dois desses furacões podem causar danos significativos, já que terão ventos de até 130 milhas por hora.
Normalmente, o plano do governo é abrir abrigos para que as pessoas deixem suas casas, mas isso pode ser perigoso durante a pandemia.
O governador da Flórida, Ron DeSantis, disse na terça-feira (5), que um planejamento está sendo feito para lidar com a situação de furacão em tempos de coronavírus.
“O vírus ainda vai estar por aqui durante a temporada de furacões e o Estado precisa repensar como providenciar abrigo para as pessoas respeitando o distanciamento social”, disse o governador. “Nós não sabemos como estará a situação do coronavírus daqui a três meses, mas temos que admitir que ainda estará por aqui de alguma forma”, completa.
O gerente de preparação para emergências do Estado, Jared Mokowitz, disse que está trabalhando em conjunto com a Federal Emergency Management Agency (FEMA) para que o Estado esteja pronto para a chegada de furacões.
“Estamos comprando equipamentos de proteção pessoal e colocando em depósitos para serem usados no caso de ocorrência de tempestades”, disse Jared.
A Flórida foi atingida recentemente com os furacões Irma em 2017, Michael em 2018, além de Matthew em 2016 e Dorian em 2019, com pouco tempo para as pessoas se organizarem.
A temporada de furacões vai de 1 de junho a 20 de novembro.