Tornados no sul do país deixaram pelo menos 47 mortos
A temporada de furacões só começa oficialmente no dia 1º de junho, mas em alguns estados do sul do país os ventos de mais de 100 milhas por hora causaram estragos e provocaram a morte de pelo menos 47 pessoas. As cidades mais atingidas estão na Carolina do Norte, que registrou 22 óbitos e mais de 80 feridos depois da passagem de 62 tornados no último fim de semana. A governadora do estado, Bev Perdue, declarou estado de emergência e mais de 200 mil pessoas ficaram sem energia elétrica por dois dias.
Mas a Carolina do Norte não foi a única região atingida: na Virgínia, quatro pessoas morreram inclusive uma criança e 64 ficaram feridas. O vento destelhou uma escola, derrubou árvores e bloqueou estradas; na Carolina do Sul, o tornado destruiu uma igreja e feriu seis pessoas. Além disso, Geórgia, Mississippi e Alabama também sofreram com o fenômeno, que segundo os meteorologistas veio fora de hora. As tempestades chegaram até Washington DC, mas já sem força.
Aqui na Flórida, a semana foi de expectativa porque o Centro Nacional de Furacões detectou uma formação no Oceano Atlântico que poderia se transformar em tempestade tropical. O fato é preocupante porque ainda estamos em abril e estes fenômenos só costumam acontecer a partir de junho. Mas os meteorologistas afirmaram que, mesmo chegando à costa americana, a formação não teria força para assustar os moradores.