Democratas membros do Congresso se disseram ‘chocados’ ao visitar duas prisões do U.S. Customs and Border Protection no Texas, próximas à fronteira dos EUA com o México.
A deputada Alexandria Ocasio-Cortez estava no tour às prisões na segunda-feira (1) e disse que viu imigrantes bebendo água diretamente do vaso sanitário. A parlamentar disse ter se sentido insegura durante a visita.
“As pessoas estão bebendo água do vaso sanitário e os agentes estavam rindo na nossa frente”, postou Alexandria em seu Twitter. “Reportei o problema aos superiores desses agentes e eles alegaram que eles estão sob um forte stress”.
Já a deputada Democrata, Madeleine Dean, disse que “as condições são bem piores do que poderíamos imaginar”.
Ela alega ter visto mulheres com idades entre 50 e 60 anos dormindo no concreto, sem água. Os parlamentares também criticaram as condições mínimas de higiene.
O chefe da Border Patrol, Brian Hastings, negou veementemente as acusações. “Beber água do vaso sanitário é uma grande inverdade”. Ele disse que muitas prisões parecem o ‘Costco’, devido ao grande número de alimentos e produtos.
Grupo no Facebook
No mesmo dia do tous dos Democratas, a ONG ProPublica denunciou a existência de um grupo fechado no Facebook formado por agentes do Border Patrol, que critica e hostiliza imigrantes indocumentados.
Os posts foram levados ao conhecimento do Department of Homeland Security que disse que tudo será investigado.
Nas postagens, os agentes criticam mulheres grávidas que atravessam a fronteira e o tratamento frio com que tratam os imigrantes. No grupo eles disseram para “jogar 10 a 15 burritos” na Democrata Alexandra Cortez.
No grupo, eles ainda sugeriram que a foto do pai e da filha mortos afogados, que chocou o mundo na semana passada, eram falsas, ‘porque os corpos estavam muito limpos’.