Associação de jogadores e NFL discutem a divisão de uma receita de nove bilhões de dólares
O esporte deixou de ser apenas paixão e há muito é também negócio. E em termos de NFL, a liga do futebol americano, isso significa nove bilhões de dólares anuais em receita. E um impasse envolvendo jogadores e a liga sobre a divisão deste dinheiro está ameaçando a temporada de 2011.
As negociações já foram interrompidas e especialistas admitem que só um milagre é capaz de manter o cronograma para este ano, incluindo aí a reapresentação nos clubes, início da pré-temporada e jogos regulares. Da última vez em que houve um impasse entre as duas partes, em 1987, o acordo chegou bem a tempo de evitar um atraso na agenda.
Na mesa de debates o maior problema foi a divisão de lucros da Liga. As equipes aceitaram diminuir a proposta da partilha para 800 milhões de dólares (em vez de um bilhão de dólares pedidos anteriormente) apenas uma parte do montante produzido pela fraquia mais lucrativa do esporte mundial. Outra discórdia foi em relação ao número de jogos da temporada: a NFL queria ampliar de 16 para 18 partidas por equipe na temporada regular, o que foi terminantemente rejeitado pelos atletas. Isso é inaceitável do ponto de vista de segurança e saúde dos jogadores”, afirmou DeMaurice Smith, um dos representantes da classe.