Histórico

Itamaraty diz que não há brasileiros mortos entre as vítimas do terremoto no Japão

Governo brasileiro divulga nota sobre atuação diplomática de apoio aos brasileiros no Japão

Notícias CRBE Brasileiros no Mundo

O Governo brasileiro acompanha, com preocupação, os desdobramentos após o terremoto e consequente tsunami que atingiu a costa do Japão às 14h46 (horário japonês) na tarde do dia 11 de março.

O Ministério das Relações Exteriores informa que, até o momento, não há registro de vítimas fatais brasileiras em decorrência dessa catástrofe, que provocou grande devastação nas regiões afetadas. O epicentro do tremor foi localizado a 373 km a nordeste de Tóquio, sob o Oceano Pacífico, a 24 km de profundidade.

Segundo informações da Embaixada do Brasil em Tóquio, com base em dados da imprensa japonsesa, as províncias mais duramente atingidas pela calamidade foram Miyagi, Fukushima, Baraki e Chiba. Nenhuma delas se encontra entre as províncias com uma presença mais densa da comunidade brasileira no Japão. Até as 19h (horário local), falava-se em 28 mortos confirmados e dezenas de focos de incêndio espalhados pelo país.

A Embaixada do Brasil funcionará em regime de plantão presencial de sexta-feira para sábado, com atendimento no telefone e endereço eletrônico abaixo indicados, para situações de emergência. Os dados de contato dos três Consulados-Gerais do Brasil no Japão encontram-se igualmente abaixo.

A Prefeitura de Miyagi, a região mais fortemente atingida pelo abalo sísmico, disponibilizou informações no seguinte sítio eletrônico, inclusive em português: http://emis-miyagi.jp/. Nessas condições, o MRE conta com o apoio dos membros do CRBE no sentido de circular o presente comunicado e utilizar sua rede de contatos (associações, voluntários etc) para apoiar os brasileiros que residem na região e enviar quaisquer informações pertinentes a este Ministério, inclusive pedidos de apoio, com o maior número de detalhes possível (nomes, documentos, endereços, números de telefone etc), pelos canais de comunicação abaixo indicados.

O MRE divulgou a Nota No. 97 sobre o assunto, disponível no sítio eletrônico www.itamaraty.gov.br
. Roga-se dar a mais ampla divulgação das seguintes informações:

3 Números telefônicos do Núcleo de Assistência a Brasileiros no Exterior (NAB) da Subsecretaria-Geral das Comunidades Brasileiras no Exterior/ Divisão de Assistência Consular (DAC):

das 8h às 20h: (55 61) 3411- 6752 / 6753 / 8804
das 20h às 8h : (55 61) 3411 6456
Endereço eletrônico : dac@itamaraty.gov.br
Embaixada do Brasil em Tóquio
telefone: (8133) 404-5211
endereço eletrônico: comunidade@brasemb.or.jphttp://www.brasemb.or.jp/portugues/

Consulados-Gerais do Brasil em Tóquio, Nagóia e Hamamatsu
Tóquio:
Telefone: (8190) 6949-5328 (Plantão Consular)
http://www.consbrasil.org/consuladoTwitter@cgtoquio

Nagóia
Telefone: (8190) 2136-2202 (Plantão Consular)
http://www.consuladonagoya.org/

Hamamatsu
Telefone: (8153) 450-8191
http://www.consbrashamamatsu.jp/info@consbrashamamatsu.jp ou assistencia@consbrashamamatsu.jpImagens ao vivo pela internet: http://www.ustream.tv/channel/tbstvSite da Prefeitura de Miyagi:: http://emis-miyagi.jp/

– ENCONTRE PESSOAS NO JAPÃO:

Google disponibilizou um serviço de procuras por pessoas desaparecidas no Japão:
http://japan.person-finder.appspot/

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo