Histórico

Documento oficial dos EUA destaca violência no Brasil

A poucos dias da visita de Obama ao país, informe alerta sobre perigos em Brasília e Rio de Janeiro

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, prometeu que, durante sua visita ao Rio de Janeiro, ainda neste mês de março, vai visitar um projeto social em uma comunidade carente e passear por uma praia carioca. Ironicamente, um comunicado do Departamento de Estado americano sobre o Brasil alerta aos turistas que evitem justamente estes lugares. “O Rio continua a experimentar uma alta incidência de crimes”, destaca o informe, acrescentando que as praias são locais “particularmente vulneráveis a roubos e assaltos e que as favelas devem ser evitadas, “mesmo aquelas que foram recentemente pacificadas pelo governo do estado”.

Outra escala da viagem de Obama, a capital Brasília também consta do alerta das autoridades americanas. “Brasília, outrora livre dos índices de criminalidade registrados em outras cidades brasileiras, agora tem significativos problemas de crime, em especial no setor hoteleiro e nas áreas turísticas”, alerta o documento, o mais recente do gênero.

Sem a pretensão de esconder os problemas da violência nas duas cidades, é importante comunicar ao departamento de Estados dos EUA que os índices relativos à criminalidade estão em queda tanto no Rio de Janeiro quanto em Brasília. Na Cidade Maravilhosa, por exemplo, o número de homicídios diminuiu 17,7% no ano passado em relação a 2009, isso sem falar na queda nas taxas de roubo de veículos (19,9%), roubo seguido de morte (29,4) e roubo na rua (11,2). Vale destacar que os números são semelhantes aos das grandes cidades do mundo.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo