O governo americano está enviando 5,2 mil tropas e uma grande quantidade de armamentos para a fronteira dos EUA com o México, à medida que a caravana com milhares de migrantes da América Central se aproxima.
As tropas estarão na fronteira até o final desta semana, de acordo com o Penágono e Homeland Security. A caravana está agora a 900 milhas da fronteira e ainda vai demorar algumas semanas para alcançar o objetivo.
O Pentágono também vai enviar médicos e hospitais móveis, além de helicópteros com sensores para operar durante a noite.
As tropas vão dar suporte aos agentes da patrulha de fronteira, que já opera na região. “Hoje mais de mil homens patrulham a área, incluindo 250 homens de operações especiais”, informou o general Terrence John O’Shaughnessy.
“Nossa mensagem a esses migrantes é simples: nós não vamos deixar vocês entrarem nos EUA de forma desordenada e insegura”, completou o general.
O grupo de imigrantes – que saiu de Honduras há 10 dias – informou em comunicado que não oferece risco. “Não há ameaça ao País, é um grupo que está diminuindo ao longo da caminhada, desarmado e formado por muitas mulheres e crianças”. (Com informações da CNN).