Um casal do Chile em visita a Miami teve um prejuízo avaliado em $18 mil ao terem 18 Iphones novos furtados de dentro do carro em South Beach, Miami, na sexta-feira (21). Os ladrões arrombaram o porta-malas do carro alugado por Maria Henriquez e Vincent Cruz.
Eles compraram os novos Iphones XS e XS MAX na loja da Apple na Lincoln Road, quando resolveram deixar os aparelhos no carro para ir até o Starbucks. Segundo o casal, eles planejavam levar os telefones para familiares no Chile. A polícia não informou se eles poderiam embarcar com um número tão grande de aparelhos para o país.
A polícia sempre bate na tecla: não guarde objetos de valor em porta-malas. (Com informações do Miami Herald).
Dicas para evitar furtos
O Consulado Geral do Brasil em Miami registrou 245 furtos a turistas brasileiros em 2017 (últimos dados disponíveis) e dá algumas dicas:
- b) Jamais deixe pertences no veículo (como passaportes, sacolas de compras, produtos eletrônicos);
- c) Na praia, não deixe seus pertences desacompanhados;
- d) Não entregue seus pertences a estranhos (ex: ao experimentar roupas em lojas de vestuário, não permita que o vendedor guarde seus pertences); e
- e) Fique ainda mais atento em locais movimentados e frequentados por turistas, como centros de compras, hotéis, parques temáticos e estacionamentos (pagos ou não).
Os turistas de passagem pela Flórida devem adotar as mesmas precauções que teriam em qualquer grande centro urbano.
Em caso de furto
- a) Contatar a polícia local pelo telefone 911 a fim de registrar queixa (“file a report”);
- b) Contatar o Consulado-Geral em Miami a fim de comunicar o ocorrido, em especial em caso de perda de documentos; e
- c) Tão logo regresse ao Brasil, comunique o fato também às autoridades policiais brasileiras e aos órgãos emissores dos documentos furtados.
Após contato com a polícia pelo telefone 911, as vítimas podem comunicar-se com o Consulado-Geral por intermédio dos telefones (305)-285-6208/6258/6251 ou pelo correio eletrônico “assistência.miami@itamaraty.gov.br”.