O filme ‘O Paciente’, de Sérgio Rezende, foi o grande vencedor do prêmio Lente de Cristal, do 22º Brazilian Film Festival de Miami, realizado entre os dias 14 e 23 de setembro em Miami e no Savor Cinema, em Fort Lauderdale.
A mostra competitiva reuniu oito filmes, escolhidos por Anna Marie de la Fuente, Flavia Guerra e Carlos Gutierrez. Além de ‘O Paciente’, também concorreram ‘Aos Teus Olhos’, de Carolina Jabor; ‘Benzinho’, de Gustavo Pizzi; ‘As Boas Maneiras’, de Juliana Rojas e Marco Dutra; ‘Berenice Procura’, de Allan Fiterman; e as comédias ‘Correndo Atrás’, de Jeferson De; ‘Uma Quase Dupla’, de Marcus Baldini, e ‘Antes Que Eu Me Esqueça’, de Tiago Arakilian. Ao final de cada exibição, o público recebeu um papel para dar a nota sobre o filme.
O filme, estrelado por Othon Bastos, fala sobre os mistérios envolvendo a morte de Tancredo Neves, revelados mais de 30 anos depois de sua morte. O filme transporta os espectadores para a época da morte de Tancredo, há mais de 30 anos. O longa é baseado no livro homônimo, de Luis Mir, e retrata a história que mudou os rumos do Brasil pós-ditadura.
O Brazilian Film Festival e suas fundadoras – Adriana Dutra, Viviane Spinelli, Cláudia Dutra – receberam da Cidade de Miami Beach uma condecoração em reconhecimento à importância do festival para cidade.
O grande homenageado deste ano do festival foi o cineasta Cacá Diegues, que esteve presente na cerimônia de encerramento realizada na noite de domingo (23) no Soundscape Park do New World Center, em Miami.