O governo de Donald Trump prepara a publicação de um regulamento que fará mudanças radicais no concepto de ‘carga pública’, decisão que causará um forte impacto tanto nos imigrantes que pedem vistos para entrar e permanecer legalmente no país, assim como aqueles já estabelecidos e que até mesmo têm filhos cidadãos americanos.
O projeto foi vazado na terceira semana de abril para alguns meios de comunicação. A Casa Blanca, porém, permanece hermética sobre em relação ao tema.
O Escritório de Cidadania e Serviços de Imigração (USCIS) respondeu à Univision na semana passada indicando que “a regra proposta de inadmissibilidade no tema de ‘Encargo Público’ (elaborado pela Casa Branca) foi entregue ao Gabinete de Administração e Orçamento (Office of Management and Budget)”.
Após sua implementação, a medida facilitará ao governo negar vistos se determinar que os imigrantes solicitantes não demonstrarem ser autossuficientes, estiverem muito velhos ou doentes, se não têm os estudos apropriados e os funcionários encarregado de autorizá-las considerar que podem se converter em ‘Encargo Público’”.
Permite ainda aos funcionários declarar inadmissíveis os imigrantes que, por este motivo, terão seus vistos negados e também àqueles que estão dentro do país, têm filhos nascidos nos Estados Unidos e solicitam ajudas públicas não monetárias (e legais).
A esse grupo pode ser negado qualquer tipo de benefício imigratório no futuro, inclusive a residência legal permanente (LPR na sigla em inglês) ou a cidadania por naturalização, e até mesmo ser deportados.