Chegou a hora de adiantar os relógios em uma hora. Neste domingo (11) começa o horário de verão (Daylight Saving Time), a partir das 2 da manhã. Apenas os estados do Arizona e do Havaí e os territórios de Porto Rico, Samoa Americana e Ilhas Virgens não adotam o sistema.
O horário de verão nos Estados Unidos tem o objetivo de economizar energia, desde os tempos de guerra. No entanto, estudos recentes mostraram que a medida pode gerar mais gasto do que economia de eletricidade. São oito meses de horário de verão, terminando somente no dia 4 de novembro.
Um estudo divulgado em 2014 mostrou que o número de ataques cardíacos aumentou 25% nas segundas-feiras depois da mudança do horário, quando comparadas a outras segundas-feiras. Outro estudo mostrou que a sonolência causada pela mudança de horário causa queda na produtividade nos primeiros dias depois da mudança. Mas não há o que fazer.
Smartphones, computadores e aparelhos de TV a cabo já estão programados para mudar o horário sozinhos. Não se esqueça de mudar o horário dos eletrodomésticos, como micro-ondas, fogão e também o relógio do carro. O horário de verão foi implantado pela primeira vez nos Estados Unidos durante a Primeira Guerra Mundial.