Agentes do Immigration and Customs Enforcement (ICE) prenderam quatro homens do lado de fora de um tribunal no Brooklyn, em New York, na semana passada. De acordo com o canal Fox News, os homens estavam indo participar de audiências por crimes menores na Brooklyn Criminal Court.
Os quatro presos – Eduardo Romero, Juan Villa, Fredy Rosa e Sergio Perez – todos cidadãos mexicanos, estavam respondendo por delitos como infrações de trânsito e um deles por porte de arma.
De acordo com o ICE, os homens presos são membros de uma gangue de rua denominada “Niños Malos” que atuava no Brooklyn, mas não há provas.
A procuradoria do distrito do Brooklyn informou que ninguém sabia que o ICE iria prender os imigrantes indocumentados. “Não fomos notificados e não estamos cooperando com o ICE”, disse o distrito em comunicado.
Agentes do ICE são autorizados a prender imigrantes irregulares em tribunais, mas a prática tem se tornado comum e aumenta a preocupação de militantes da causa imigratória.
O advogado do estado de Nova York, Eric Schneiderman, junto com o advogado do distrito de Brooklyn, Eric Gonzalez, alegou em agosto que o ICE estava esperando perto de tribunais – um local não considerado “santuário” pelo ICE – em um esforço para prender imigrantes ilegais e pediu “que ICE abster-se de prender testemunhas e vítimas “. Os agentes costumam poupar igrejas e escolas.