Empresários prevêem crescimento em 2010, informa pesquisa com presidentes de companhias
Crise? No Brasil parece mesmo que ela passou longe dos negócios. Uma pesquisa mostrou que a maioria das empresas brasileiras “ignorou” a crise e teve um faturamento em 2009 maior do que no ano anterior. E mais importante: empresários estão otimistas em relação a 2010.
No documento ‘Panorama Empresarial 2010 Negócios nos novos tempos da economia’, 69% dos presidentes de corporações e companhias falam sobre o balanço positivo em 2009, apesar do primeiro semestre ruim. Na média, o crescimento das 573 empresas questionadas foi de 8%.
Para 2010, a maioria absoluta (95%) disse acreditar que haverá crescimento. Segundo especialistas, três setores possuirão maior potencial de crescimento para o próximo ano: petróleo e gás, construção e turismo. “Os resultados da pesquisa mostram que 2009 foi um ano de recuperação para muitas empresas frente à crise mundial. Já 2010 tende a ser um ano de crescimento e retomada dos investimentos por parte das organizações”, disse José Paulo Rocha, sócio-líder da área de Corporate Finance da Deloitte, consultoria que organizou o documento.