Mais de 115 pontos de incêndios florestais foram identificados no estado da Flórida, informou neste sábado o Florida Forest Service. Quase 30 mil acres de mata estão em chamas no Estado, o que levou a algumas evacuações nas áreas mais afetadas, nos condados de Lee (sudoeste) e Polk, na área central.
“A chuva está ajudando um pouco no combate”, disse Dan Summer, diretor do Bureau of Emergency Services do condado de Collie. Mas ele avisou que “isso não quer dizer que estamos a salvo. É preciso muita água para acabar com um fogo assim”.
Sudoeste
Treze casas no condado de Lee foram danificadas ou destruídas pelo fogo que atinge 400 acres na região. Mais de 2 mil residências estavam sob ordens de evacuação no condado, que incluiu a cidade de Fort Myers, na parte sul da Gulf Coast. Na tarde de sábado, foram liberadas depois que 95% do fogo já havia sido debelado. Mais ao sul, no condado de Collie, os bombeiros estavam conseguindo combater com sucesso o fogo que atingiu uma área de 5.500 acres perto da seção Golden Gates Estates da cidade de Naples. Cerca de 20% do fogo já havia sido contido, disseram os bombeiros. Ali, houve evacuações obrigatórias para 6 mil imóveis. As chamas danificaram ou destruíram vários veículos e nove casas, disse o governador da Flórida, Rick Scott.
Central Flórida
Um incêndio que tomou uma área de 700 acres no condado de Polk já estava 60% menor na tarde de sábado. A evacuação obrigatória de cerca de 800 casas no Indian Lake Estates, uma comunidade de golfe e pesca perto de Lakeland, foi suspensa, disseram as autoridades. As polícia suspeita de que os incêndios podem ter sido propositais em algumas áreas e e está investigando essa possibilidade