Histórico

Deputados do Rio aprovam ‘pipódromos’

Tudo bem que empinar pipa é uma tradição no Rio de Janeiro e uma das brincadeiras mais divertidas e praticadas por crianças e jovens do estado, especialmente nos bairros do subúrbio e cidades do interior. Mas os deputados exageraram: foi aprovado na Assembléia Legislativa um projeto de lei que cria ‘pipódromos’ no estado – espaços destinados a pessoas que queiram soltar pipa sem o risco de causar ou sofrer acidentes.

O texto ainda será enviado para a sanção do governador Sérgio Cabral, o que deve ocorrer num prazo de até 15 dias úteis. “Uma infância sem pipa certamente não é uma infância feliz. Mas sua prática deve ser defendida e estimulada com segurança”, disse o autor da proposta, explicando que todas as cidades deverão ter locais seguros que ofereçam cursos sobre a atividade de soltar pipas e até campeonatos.

O projeto cria também a semana educativa, que vai proporcionar aos alunos das escolas públicas e particulares aulas sobre o modo correto de utilização do brinquedo. A semana deverá oferecer palestras com representantes do Corpo de Bombeiros e das concessionárias do serviço público de energia elétrica, reforçando o perigo da má utilização da pipa e da linha cortante (com cerol). Resta saber se o mesmo será feito em relação ao jogo de bola de gude e aos desafios de pião.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo