A Amazon Go é a nova loja de conveniências da gigante de varejo online em Seattle. Com 167 metros quadrados e sensores para detectar o que os clientes pegaram nas prateleiras, a loja já está deixando a concorrência de cabelo em pé. As informações são do site PEGN.
A Amazon Go, que atualmente está disponível apenas para seus funcionários, deve abrir para o público no início do ano que vem. Além de mantimentos como pão e leite, a loja também oferece cafés da manhã prontos, almoços e jantares frescos preparados por chefs que trabalham na loja e cozinhas e padarias locais, disse a Amazon.
Para o analista Jaw Dawson, da Jackdaw Research, “a loja é um reconhecimento que o modelo de comércio eletrônico da Amazon não funciona para qualquer produto. Centenas dessas lojas no país todo poderiam ser uma grande ameaça às redes de supermercado”.
Segundo o jornal norte-americano Wall Street Journal, se os testes em Seattle forem bem-sucedidos, a empresa pode abrir até duas mil lojas do estilo em todos os EUA. Entre os formatos considerados, está um no qual os motoristas poderão pegar o que quiserem direto da calçada, como em uma versão modernizada dos drive thru de lanchonetes. A Amazon se recusou a comentar a notícia do WSJ.
Para Neil Saunders, diretor de pesquisa de varejo da consultoria Conlumino, a nova proposta da Amazon deverá ser adotada aos poucos pelos consumidores. “As filas do caixa são uma das partes mais eficientes de uma loja. Você vai salvar tempo e gastar menos com empregados”, disse ele. “No entanto, é questão de se acostumar: algumas pessoas vão achar que estão roubando itens”.