Comunidade

Programa de supletivo começa a ser organizado na Flórida

Exame é destinado a jovens e adultos que moram no exterior e não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos no Brasil e, caso haja demanda, começa em 2017

DA REDAÇÃO – O Conselho de Cidadãos da Flórida juntamente com o Consulado-Geral do Brasil, deram início ao levantamento para trazer para Miami o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) 2017. O Consulado-Geral precisa mostrar ao Ministério da Educação que existe demanda da comunidade brasileira para que essa certificação aconteça no próximo ano.

O exame é destinado a jovens e adultos que moram no exterior e não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos no Brasil. As provas são elaboradas e aplicadas em Língua Portuguesa. Os participantes têm que demonstrar domínio da norma culta em áreas do conhecimento como matemática, história, geografia, ciência e artes. A avaliação é voluntária e gratuita.

A prova fornece o diploma de Ensino Fundamental ou Ensino Médio, desde que seja alcançada a média mínima exigida, que é 100 (de uma escala que vai de 60 a 180).

Quem pode se inscrever

Podem se inscrever para o programa os brasileiros residentes no exterior que não tenham concluído o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio. Para o nível do Ensino Fundamental, é preciso ter no mínimo 15 anos completos na data de realização das provas; para o nível do Ensino Médio, é preciso ter no mínimo 18 anos completos na data de realização das provas.

O Centro Comunitário Brasileiro elaborou um levantamento sobre a demanda na Flórida. Quem tiver interesse em fazer a prova pode escrever para meuccb@gmail.com ou ligar para (561) 708-0222.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo