Estados Unidos Manchete

Suspeito por explosões em New York e New Jersey é preso

Ahmad Khan Rahami, de 28 anos, é cidadão americano nascido no Afeganistão; ele trocou tiros com a polícia, deixando dois agentes feridos

O suspeito pelas explosões em New York e New Jersey foi detido nesta segunda-feira (19), após buscas intensas da polícia. Ahmad Khan Rahami, um cidadão americano nascido no Afeganistão, trocou tiros com a polícia, deixando dois agentes feridos. Em seguida, o suspeito foi hospitalizado e submetido a uma cirurgia. As informações são do jornal O Globo.

Imagens mostram Rahami, de 28 anos, sendo levado para uma ambulância em uma maca com seu ombro direito ensanguentado e enfaixado. Ele foi detido em Linden, New Jersey. Linden está localizada ao sudoeste de Elizabeth (NJ), onde vive Rahami e onde funcionários do FBI encontraram e neutralizaram explosivos em uma estação de trem.

Rahami é apontado como um dos suspeitos pelo ataque no bairro Chelsea, em Manhattan, que feriu 29 pessoas no sábado, e pela explosão de uma bomba horas antes em Seaside Park, no estado vizinho de New Jersey, durante uma corrida dos Marines, sem deixar feridos.

Mais cedo, autoridades haviam enviado um alerta aos celulares de moradores pedindo informações ou pistas sobre o suspeito. Ele foi encontrado pela identificação das suas digitais em uma das bombas implantadas no fim de semana.

Segundo o FBI, não há indicações que uma célula terrorista opere em New York.

No entanto, duas autoridades americanas disseram mais cedo à Reuters que investigadores acreditam que mais pessoas poderiam estar envolvidas nos ataques. Outros cinco explosivos foram achados nesta segunda-feira perto de uma estação de trem de Elizabeth, em Nova Jersey.

Atentados

A primeira explosão aconteceu na manhã de sábado (17). Uma pequena bomba explodiu em uma lixeira na cidade litorânea de Seaside Park, um resort a cerca de 120 quilômetros ao sul de New York, antes de uma corrida beneficente de 5 km que seria realizada no local.

Na noite de sábado, uma bomba colocada em outra lixeira explodiu no bairro de Chelsea, em Manhattan, em Nova York, ferindo 29 pessoas. A polícia de NY também encontrou outro dispositivo explosivo nas proximidades.

Tanto a bomba que explodiu em Chelsea quanto a que foi encontrada nas proximidades sem detonar foram feitas com panelas de pressão, luzes de natal e foram preenchidas com materiais fragmentados, segundo as autoridades americanas.

Na madrugada desta segunda-feira (19), outra bomba de fabricação caseira foi detonada após ser localizada perto de uma estação de trem na cidade de Elizabeth, no estado de Nova Jérsei. O pacote detonou enquanto era examinado por um robô do esquadrão antibombas.

 

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo