As poucas possibilidades de Felipe Massa assegurar o título do mundial de pilotos de 2008 deixaram a imprensa italiana pessimista, principalmente, após o GP da China, quando Lewis Hamilton da McLaren venceu de forma dominante. Com o resultado, o inglês abriu sete pontos de vantagem sobre o brasileiro na liderança do campeonato. Para levar o caneco no GP Brasil, última etapa do ano, em 02 de novembro, Hamilton precisa apenas de um quinto lugar.
“O sonho de Massa de ser campeão se resume à torcida por um erro da McLaren”, comentou o jornal Gazzetta dello Sport. O Corriere dello Sport ressaltou: “Ferrari deu um passo atrás na China e Massa tem todos os motivos para estar infeliz. Só um milagre pode salvar seu título”.
O periódico Tuttosport também concordou que a decepção de Massa, depois de Xangai, foi justificada. “Felipe não é um piloto para escrever um capítulo inesquecível na história da Fórmula 1, mas é uma pessoa inteligente. Ele sabe que esta é sua grande chance de realizar seu sonho de título”.
Entretanto, o La Repubblica acredita que a maior parte da pressão está neste momento sobre Hamilton, já que o inglês chegou na etapa final no ano passado com a mesma diferença de sete pontos, porém cometeu erros e perdeu o troféu para Kimi Räikkönen. “Hamilton e os fantasmas do passado. Ele pode deixar o título escapar novamente”, exclamou.