Presidente dos EUA afirma que ‘pânico’ econômico está passando
O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, afirmou que os americanos estão ficando mais tranqüilos em relação ao futuro da economia do país. Durante um encontro com empresários na Louisiana, o presidente manifestou sua confiança no fato de que a atitude das pessoas sobre a crise mudou de “próxima do pânico” para uma abordagem “mais relaxada”. Ele, no entanto, deixou claro que sabe que “há muito a ser feito” para que o país retome o caminho do crescimento, mas considera que a mudança é devida ao pacote de US$ 700 bilhões anunciado pelo governo para tentar tirar os EUA da crise.
Já o presidente do Federal Reserve, Ben Bernanke, disse que é favorável ao lançamento de um novo pacote de estímulo à economia americana, para combater os efeitos da atual crise financeira. “Como a possibilidade de que a economia permaneça fraca por vários trimestres, e com o risco de desaquecimento duradouro, a análise de um pacote fiscal pelo Congresso neste momento parece apropriada”, disse Bernanke em uma reunião da comissão de orçamento da Câmara dos Representantes (os deputados federais), em Washington.
Os comentários do presidente do Fed foram bem recebidos pelos líderes democratas no Congresso, que pediram aos republicanos e à
Casa Branca que trabalhem juntos na formulação do plano de estímulo à economia. Um porta-voz da Casa Branca afirmou que o governo Bush está “aberto” a um novo pacote, dependendo de seu teor, e que buscará aconselhamento de outras lideranças, incluindo Bernanke.