Histórico

TALENTO NOSSO: Saxofonista Angelo Torres prepara turnê nos Estados Unidos em outubr

Um músico de voz e sopro

O saxofone normalmente está associado à linguagem do jazz, mas um músico do Rio de Janeiro está conseguindo popularizar o instrumento no circuito gospel. Angelo Torres se apresentou na Flórida no mês de setembro como integrante do Ministério Trazendo a Arca, mas estará de volta à região em outubro, quando vai dar o pontapé inicial na carreira internacional e divulgar o seu quarto CD solo, ‘Sonhos’.

Angelo começou a tocar sax na adolescência, encantado pelo som deste instrumento de sopro. “Ninguém da minha família era ligado à música e poucos jovens queriam aprender saxofone”, destaca Angelo, citando as dificuldades iniciais. Mesmo assim, ele teve muito apoio do pai e, aos 16 anos, ganhou seu primeiro sax. A partir daí começou a estudar muito e, em determinadas épocas, costumava treinar mais de oito horas por dia, empolgado com sua evolução.

Ao se matricular no Conservatório de Niterói, acabou se relacionando com muitos professores e músicos profissionais, o que alavancou sua carreira. Cristão, ele já era convidado a tocar em muitas igrejas e em pouco tempo passou a ser chamado para acompanhar representantes da música gospel, como Melissa, Cláudio Ponce e Cláudio Claro. A grande guinada aconteceu quando Angelo foi convidado a integrar o conjunto de Kleber Lucas, em 1997, bem no início da carreira do cantor de São Gonçalo (cidade vizinha a Niterói). “Além de tocar sax, comecei a atuar como backing vocal, e participei dos primeiros cinco trabalhos do Kleber”, lembra.

Nos anos seguintes, Angelo gravou os seus dois primeiros CDs, basicamente com músicas instrumentais e de composições próprias. Em 2006, decidiu ampliar seus horizontes e investir no chamado vôo solo. Não por acaso, este terceiro trabalho recebeu o título de ‘Um Novo Tempo’, no qual ele já incluiu no repertório algumas músicas cantadas. O sax, porém, não foi deixado de lado e está em todas as faixas, afinal esta é sua marca registrada. “O público brasileiro está cada vez mais valorizando a música instrumental”, atesta.

Fazendo um balanço na carreira, Angelo ressalta que já tocou com pelo menos 90% dos músicos do circuito Gospel, incluindo aí nomes como Aline Barros, Marina de Oliveira e Eyshila, além dos já citados. Casado e pai de dois filhos, ele planeja agora conquistar os brasileiros que vivem nos Estados Unidos. Para tanto, em outubro ele estará de volta para uma mini-turnê pelo sul da Flórida e outras partes do país. Para conhecer um pouco mais sobre o artista, acesse o seu site pessoal (www.angelotorres.com.br).

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo