Histórico

Filme de Bruno Barreto é o candidato brasileiro ao Oscar

‘Última parada – 174’ representará o Brasil na corrida pela indicação a melhor filme estrangeiro

O filme “Última parada – 174” foi escolhido para representar o Brasil no Oscar pelo júri formado pelo Ministério da Cultura. A produção dirigida por Bruno Barreto vai disputar com representantes de outros países uma das cinco vagas para concorrer a melhor filme estrangeiro em 2009.

O anúncio foi feito no Rio de Janeiro. Para entrar na pré-seleção de filmes que concorriam à vaga, “Última parada” foi lançado discretamente em uma sala de Jundiaí, São Paulo, em setembro. A estratégia não é nova: ano passado, “Tropa de elite” usou do mesmo expediente, mas ficou de fora da disputa.

O longa de Bruno Barreto fez estréia mundial no Festival de Toronto na semana passada e será lançado no Brasil na abertura do Festival do Rio em 25 de setembro. O diretor Bruno Barreto conhece bem a cerimônia do Oscar. Ele recebeu uma indicação a filme estrangeiro por “O que é isso companheiro?”, em 1998.

‘Última parada -174’ superou outros 14 filmes nacionais que estavam concorrendo à indicação. O longa é um filme de ficção baseado na história real de um sobrevivente de uma chacina no Rio de Janeiro que anos mais tarde seqüuestra um ônibus. A história foi contada também no documentário ‘Ônibus 174’, de José Padilha.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo