Histórico

Pesquisa mostra que brasileiro prefere DVD e TV a cinema

Uma pesquisa sobre as atividades de cultura e lazer preferidas dos brasileiros mostrou que TV, DVD e compras em shopping são a melhor diversão, e não o cinema, que ficou em quarto lugar. O estudo sobre os hábitos de consumo no mercado de entretenimento foi encomendada pelo Sindicato das Empresas Distribuidoras Cinematográficas do Rio de Janeiro.

Um dos principais resultados do estudo está no hábito da população. A preferência por assistir filmes em DVD, 12 pontos percentuais à frente do cinema, indica um aumento desse mercado, sobretudo na venda de discos piratas. Uma faixa de 43% do universo pesquisado respondeu que costuma comprar DVDs piratas, enquanto apenas 30% disseram comprar DVDs originais. As razões para que os espectadores brasileiros se afastem do cinema também podem ser analisadas à sombra da pesquisa do sindicato: 17% consideram o preço dos ingressos muito caro; 38%, caro; 36%, nem caro nem barato; e 8% barato.

A pesquisa mostra que 52% dos entrevistados não costumam ir ao cinema. Entre esses, os maiores motivos são falta de tempo (28%), razões financeiras (16%), comodidade de assistir a filmes de outra forma (15%), ingresso caro (11%), distância das salas (7%), falta de companhia (7%), desinteresse por sair de casa (4%) e preferência por ir à igreja (4%).

Mas o problema não está só no Brasil: a lucrativa temporada do verão no cinema norte-americano chegou ao fim sem brilho. Apesar de a arrecadação das bilheterias ter atingido novo recorde, o número de ingressos vendidos caiu para o nível mais baixo em três anos.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo