Histórico

Alimentos são preservados em uma instalação no Pólo Norte

Iniciativa está sendo chamada de ‘Arca de Noé’ das sementes

O medo do aquecimento global fez com que o governo da Noruega investisse dez milhões de dólares em um super-refrigerador que é capaz de armazenar sementes de alimentos por milênios. A instalação está localizada numa caverna gelada no Pólo Norte e vai abrigar inicialmente cem milhões de sementes de mais de cem países diferentes. Ao todo são 268 mil amostras de alimentos, como arroz, milho, trigo, berinjela, alface, cevada e batata, entre outros.

“Estes são os nossos recursos mais preciosos, os tijolos fundamentais da civilização humana” , disse o primeiro-ministro noruguês, Jens Stoltenberg, alertando que desastres naturais poderiam colocar em risco a “diversidade da vida que sustenta nosso planeta” para as gerações futuras. Apelidada de “Arca de Noé” ou “cofre do fim do mundo”, a câmara possui compartimentos congelados a uma temperatura de 20º C negativos.

As primeiras sementes foram guardadas por Stoltenberg e a ambientalista queniana Wangari Maathai, Prêmio Nobel da Paz de 2004, na última semana de fevereiro.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo