Índice é o maior desde 2003, mas presidente garante que não pensa em reeleição
Feliz com os índices de aprovação ao seu governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou escapar que já está pensando na sua sucessão. “Pesquisa pra valer pra mim é a de dezembro de 2010”, disse o presidente, que insiste em dizer que não pensa num terceiro mandato. A avaliação mostrou que 60% da população acredita que a atuação do presidente é boa ou ótima e que ele venceria as eleições presidenciais em primeiro turno.
Este foi o maior índice de aprovação do governo desde que Lula assumiu o governo, em 2003. Segundo os dados, o bom desempenho da economia brasileira e os programas sociais conduzidos pelo Palácio do Planalto são os grandes responsáveis pelos expressivos números. Até mesmo a rejeição ao presidente caiu, em todas as regiões brasileiras, apesar dos recentes escândalos envolvendo os cartões de crédito corporativos.
No final do ano passado, aproveitando a popularidade de Lula, os aliados promoveram movimentos em favor do terceiro mandato. Para tanto, parlamentares governistas sugeriram a realização de um plebiscito, para que o povo pudesse manifestar se deseja ou não a permanência do presidente no cargo por mais quatro anos, ou mesmo uma emenda constitucional. A idéia foi rechaçada de imediato, mas com os índices de Lula nas alturas, a possibilidade de que a proposta seja retomada ganha força.