DA REDAÇÃO – Uma brasileira assina um mural em Wynwood, um dos bairros de Miami que mais abriga obras de arte contemporâneas. A artista Panmela Castro esteve na cidade e pintou, nas paredes de um imóvel, a obra “As Irmãs Siamesas”, trabalho focado na igualdade de gêneros e na defesa dos diretos das mulheres. A pintura levou uma semana para sua confecção e pode ser vista na North Miami Avenue entre as ruas 26th e 27th.
No desenho, duas cabeças femininas sobre fundo dourado representam a sonoridade de mulheres-irmãs, unidas não pelo sangue, mas pelas ideias, diz a artista. “A serpente traz como dado a transgressão: mulheres fora de seus papéis esperados pela sociedade e que, muitas vezes, sofrem com preconceito, discriminação e até violência pela posição que optaram por adotar no mundo”, explica material de divulgação sobre a obra.
Carioca, Panmela tem trabalhos assinados em diversas cidades pelo mundo, como São Paulo, New York, Washington D.C., Paris, Praga e Toronto. A artista é fundadora da uma rede feminista que usa as artes urbanas para promover os direitos das mulheres e já ganhou diversos prêmios por seu trabalho, como o Vital Voices Leadership Awards, organização fundada por Hillary Clinton, e o DVF Awards, da grife Diane von Furstenberg. Em 2012, ela foi eleita pela revista norte-americana “Newsweek” entre as 150 mulheres que estão fazendo a diferença no mundo hoje.