DA REDAÇÃO, com France Presse – Quatro congressistas americanos apresentaram um projeto de lei para regularizar a situação migratória dos venezuelanos que chegaram aos EUA fugindo da perseguição política. A informação foi repassada à agência de notícias France Presse por um dos proponentes do texto na segunda-feira (12).
A iniciativa “ajudará os venezuelanos que fizeram dos Estados Unidos um lar a permanecerem aqui, se desejarem, já que correm perigo se voltarem para seu país”, disse o congressista republicano e autor do projeto, Carlos Curbelo.
Batizado como “Lei de Assistência aos Refugiados Venezuelanos”, o projeto prevê a concessão de residência permanente aos venezuelanos que tiverem chegado ao território americano antes de 1º de janeiro de 2013 e que não tenham ficha criminal, afirmou Curbelo, no Facebook.
Apresentado na sexta-feira, o texto ainda deve passar pela Comissão Judiciária da Câmara de Representantes até ser votada em plenária. O Senado não estuda proposta similar.
A iniciativa conta com o apoio da republicana Ileana Ros-Lehtinen e dos democratas Alan Grayson e Debbie Wasserman Schultz. Os quatro legisladores representam circuitos do centro e sul do Estado da Flórida (sudeste), o qual concentra a principal comunidade venezuelana nos Estados Unidos.