A novela Uber, que há alguns meses vem se arrastando no Condado de Broward, está prestes a chegar ao fim. Na última semana, a direção do aplicativo de transporte alternativo que tem gerado polêmica em várias partes do mundo, anunciou que irá encerrar as atividades em Broward. O serviço permanece em Miami-Dade e Palm Beach e os usuários do serviço podem desembarcar no condado.
A empresa proprietária do aplicativo alega que as exigências do Condado de Broward tornam inviáveis a operação do serviço. Entre elas estão obtenção de registro de cada motorista, verificação de antecedentes criminais, seguro adicional para carros que são utilizados para prestação de serviços, entre outros. Entretanto, o Uber tem enfrentado esse mesmo tipo de exigência em outros estados dos EUA.
Em pronunciamento oficial, a empresa disse: “O Condado de Broward implementou um dos mais onerosos regulamentos para o Uber em todo o país. Não tivemos outra alternativa a não ser suspender as operações a partir do dia 31 de julho. Nós esperamos que os comissioners de Broward revejam essas exigências para que possamos voltar a funcionar por aqui”. A empresa está avaliada em $50 bilhões.
O mayor de Broward, Tim Ryan, disse estar surpreso e desapontado com a notícia, já que pensou que as discussões estavam avançando para um final positivo. “Para mim está claro que o Uber proporciona um serviço de boa qualidade e que as pessoas gostam. O que nós pedimos foi para garantir a segurança de motoristas e usuários, tudo muito razoável”, ponderou Ryan.
O presidente da Câmara de Comércio de Fort Lauderdale, Dan Lindblade, disse que o condado foi muito longe ao exigir licenças individuais para os motoristas do Uber. “Esta decisão é ruim para os moradores, para o turismo e para a nossa economia. É necessário que existam regras, mas não precisam ser tão extremas. Eles colocaram o Uber contra a parede”, disse.
Em audiências públicas, os moradores disseram que preferem os serviços do Uber a táxis “sujos e motoristas mal-educados”. “Os taxistas aqui são rudes, não gostam de pegar corridas curtas, muitos mal falam inglês e andam em carros velhos. Se eu não posso pegar o Uber em Broward vou para Delray Beach”, disse um usuário de Fort Laurderdale.
O que é o Uber
O Uber é um serviço que tem sido alvo de algumas das maiores polêmicas do ano. Ela já foi proibido na França, Itália, Índia, Alemanha, Espanha, Coréia do Sul, Indonésia e tantos outros lugares. Nestes países, e mesmo naqueles em que ele opera legalmente, como na Inglaterra, o Uber tem gerado revoltas e protestos gigantescos com os taxistas locais que acreditam que o serviço é uma forma de concorrência desleal. No Brasil tem gerado protestos até mesmo violentos de taxitas.
O Uber funciona como uma espécie de táxi de luxo. Ele recruta motoristas que, para serem aceitos no serviço, devem cumprir certos pré-requisitos como terem determinados tipos de carros e oferecerem provas e garantias pessoais. Essa frota é contratada pelos clientes via apps de smartphones. Através deles, é possível acompanhar todo o trajeto do veículo e atribuir notas ao motorista. Os pagamentos saem direto de um cartão de crédito previamente cadastrado, ou seja, não acontece transação em dinheiro.