Empresa adquire 5% da aérea brasileira e passa a ter um membro no Conselho de Administração da Azul
Aérea americana anuncia parceria com Azul
DA REDAÇÃO – A americana United Airlines anunciou um acordo de parceria no qual a investirá $100 milhões na aérea brasileira por 5% do valor econômico da empresa. Com a aquisição de 5% do capital da aérea, a United passa a contar com um membro no Conselho de Administração da Azul.
A parceria entre as empresas facilitará o acesso dos brasileiros às mais diversas localidades dos Estados Unidos e outros países servidos pela United. Juntas, as empresas poderão oferecer ligações para mais de 450 destinos e mais de seis mil voos diários. O acordo precisará passar ainda pela aprovação pelos órgãos reguladores Anac e Cade.
A entrada da United na aérea não altera o controle da Azul. Segundo o CEO da Azul, David Neeleman, ele continuará como controlador com uma fatia de 67% da empresa.
Questionado sobre o destino dos $100 milhões que serão investidos, ele respondeu apenas: “Vamos colocar no banco”.”Todo mundo gosta de dinheiro, mas isso não foi o principal para nós neste acordo”, acrescentou.
Segundo o dono e fundador da Azul, a partir de 30 dias os clientes da aérea já conseguirão acessar destinos operados pela United pelo sistema da Azul. Neeleman disse ainda que a parceria com a United não inviabiliza eventuais futuras parcerias com outras aéreas dos EUA como a JetBlue.
“Isso será muito bom para nossos Clientes. Com essa parceria, eles poderão ir de Santos Dumont a Chicago ou de Porto Alegre a Las Vegas, por exemplo. Tudo porque a United Airlines é uma das maiores e melhores companhias aéreas do mundo”, afirma David Neeleman, fundador e CEO da Azul.
“O Brasil é um mercado importante em nossa malha de voos internacionais e esta parceria reforça nossa presença no país”, diz Jim Compton, vice Chairman e CRO da United Airlines. “Juntas, vamos oferecer aos nossos clientes.
A United Airlines e a United Express operam cerca de 5.000 voos diários para 373 aeroportos em seis continentes. Em 2014, a United e a United Express operaram quase dois milhões de voos, transportando 138 milhões de clientes. A companhia detém uma frota de mais de 700 aviões e, este ano, deverá receber mais 34 novas aeronaves Boeing, incluindo o 787-9 e o 737-900ER. A United também contará com 49 novos aviões Embraer E175, que serão operados pela United Express. A companhia aérea é membro fundador da Star Alliance, que oferece serviço para 193 países por meio de 27 companhias aéreas em aliança. Mais de 84 mil funcionários da United residem em todos os estados dos EUA e em vários países do mundo.