As ações da rede brasileira de churrascarias Fogo de Chão estrearam no índice Nasdaq, utilizado pela Bolsa de Valores de New York, na última sexta-feira (19) e fecharam seu primeiro dia sendo negociadas com forte valorização. Em um dia, os papéis da churrascaria subiram 28,75%, negociados a $25,75, após terem batido a máxima do dia – de $26,55 – pela tarde.
As ações da companhia, que operam sob o código FOGO, abriram cotadas a $26, 30% acima de seu preço de IPO (nome dado à abertura de capital de empresas), de $20, que já superava a expectativa de lançamento entre $16 e $18.
No patamar de $26 por ação, o valor de mercado da empresa seria de aproximadamente $708 milhões, sem contar as ações adicionais que podem ser vendidas sob a chamada opção de ações suplementares.
A companhia foi a quarta rede de restaurantes a fazer IPO neste ano em New York.
A Fogo de Chão tem 26 unidades nos EUA, em cidades como Atlanta, Los Angeles e New York, e mais nove no Brasil. O grupo era brasileiro, mas em 2012 foi comprado do fundo GP pela firma de private equity Thomas H. Lee Partners, com sede em Boston, por $400 milhões.
Lucro de $262 mi em 2014
A rede vê potencial para mais de 100 unidades só nos EUA no longo prazo. Para o Brasil, o objetivo é abrir de três a cinco restaurantes nos próximos cinco anos.
No mercado internacional, a empresa destaca no prospecto do IPO que avalia mercados como Canadá, Austrália, Europa e América do Sul. Este ano, o grupo deve inaugurar a primeira unidade no México.
A Fogo de Chão informou ter fechado 2014 com receita de $262,3 milhões, ante $219,2 milhões um ano antes. Na mesma comparação, a empresa passou de prejuízo de $937 mil para lucro de $17,6 milhões.