O programa Last Week Tonight, que vai ao ar na TV americana na grade do canal HBO, é célebre por misturar humor a jornalismo, analizando, de forma irônica, destaques do noticíario mundial. Em episódio exibido no domingo (15), o apresentador John Oliver voltou a falar do Brasil (como já havia feito à época da Copa do Mundo). Assuntos como o escândalo de corrupção na Petrobras, a Operação Lava Jato, a presidente Dilma Rousseff e o panelaço da semana passada estiveram na pauta do programa de sátira política.
A piada começou com a exibição de um trecho do discurso de Dilma veiculado na TV brasileira no Dia da Mulher – e que rendeu o primeiro panelaço registrado nesta onda de protestos no país. “Você tem todo direito de se irritar e ficar preocupado, mas eu peço por paciência e compreensão pois essa situação é transitória”, disse Dilma no pronunciamento.
O trecho foi exibido no programa. “É mesmo? Como é transitória?”, pergunta o apresentador. “Porque, a menos que você esteja prestes a usar em todo país um desses apagadores de memória do Men in Black, eu não acho que as pessoas vão esquecer”, ironizou.
Em seguida, foram mostradas imagens do panelaço que aconteceu em diversas capitais do país enquanto a presidente discursava. “É tão comum que tomou conta da Câmara dos Deputados”, explicou Oliver, que chegou, ele mesmo, a sacar uma panela e fazer barulho com o utensílio na bancada do programa.