O Consulado-Geral do Brasil em Miami realizou no dia 1 de abril mais uma etapa do projeto cultural ‘Arte no Consulado’, que expõe nos salões da sede do consulado, em Coral Gables, obras de artistas brasileiros da diáspora. A etapa é dedicada ao mês de conscientização do autismo, o chamado Abril Azul.
O artista escolhido foi o paulista Lucas Ksenhuk (@lucasksenhuk.art), de 23 anos, residente em Winter Garden, na Flórida. Diagnosticado com autismo aos 2 anos, ele descobriu sua paixão pelo desenho aos 9 e já aos 11 anos fazia sua primeira exposição, vendendo 30 trabalhos. Daí para frente foi uma sucessão de exposições de rua, em São Paulo, como Egg Parade, Cow Parade, Elephant Parade, Football and Ear Parade, Vitruvian Parade e Art of Love.
Sua técnica de listras coloridas vibrantes reflete sua intensidade: “minha arte é intensa e meu objetivo é transmitir vida e alegria para o mundo”. Além disso, o artista publicou o livro “Uma História Real em Linhas Coloridas”, com prefácios de Eduardo Kobra e Cris Campana, e expôs em São Paulo, Belo Horizonte, Londres e Finlândia. Foi convidado para o encontro da Academia Internacional de Literatura Brasileira no Consulado do Brasil em Nova York e para integrar o programa “The Lab”, na The House of Arts em Miami.
Atualmente, o artista expõe na Galeria SOBO (Winter Garden), City Arts (Orlando), Miami, ArtExpo New York e Fort Lauderdale, e participará de uma exposição coletiva na ONU, em Nova York. Apesar dos desafios com autismo, epilepsia e bullying, Ksenhuk continua vencendo por meio da arte, além de atuar como professor, palestrante e ser um grande fã de esportes.