Na quinta-feira (17), o presidente Donald Trump usou a rede Truth Social para criticar a política monetária conduzida pelo presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, O republicano citou como exemplo o ciclo de cortes de juros promovido pelo Banco Central Europeu (BCE) e defendeu a saída de Powell do cargo.
“Espera-se que o BCE corte as taxas de juros pela sétima vez, e, no entanto, o ‘tarde demais’ Jerome Powell, do Fed, que sempre chega ‘tarde demais e errado’, divulgou ontem um relatório que foi mais uma típica confusão completa!”, afirmou.
Trump reforçou que as taxas de juros deveriam ter sido reduzidas há muito tempo. Além disso, ressaltou que os preços do petróleo e dos alimentos estão em queda, e que a política tarifária imposta pela Casa Branca será mantida.
A posição do republicano vai contra o posicionamento de Powell, que na quarta-feira (16) disse que a guerra comercial poderia dificultar a manutenção da inflação dentro da meta feita, durante um evento no Clube Econômico de Chicago. Jerome Powell assumiu em 2018 seu segundo mandato como presidente do Fed, que irá até 2026.