O presidente Donald Trump deverá usar a Lei de Inimigos Estrangeiros de 1798 (Alien Enemies Act), como instrumento para acelerar os processos de deportação de imigrantes com histórico criminal. Segundo a CNN, a medida está sendo discutida em diferentes agências e autoridades do governo estariam analisando como poderão implementar a legislação.
O Alien Enemies Act foi criado em situações de guerra dos Estados Unidos com outro país, ou em ameaças de invasão por uma nação estrangeira.
A lei seria uma forma de agilizar o processo de deportação, pois detenções que ocorrem sob ela não passam pelo sistema de tribunais de imigração. A medida invalidaria a possibilidade de defesa dos imigrantes para permanecer no país.
Segundo as fontes ouvidas pelo veículo, o alvo principal é a gangue Tren de Aragua, que recentemente foi designada como uma organização terrorista estrangeira. Os especialistas acreditam que a justificativa de ameaças de gangues ou cartéis não será suficiente para permitir que presidente possa invocar essa lei.