O Departamento de Segurança Interna (DHS) dos Estados Unidos lançou uma campanha publicitária multimilionária para desencorajar a imigração ilegal. Os anúncios, que estão sendo veiculados em rádio, TV e plataformas digitais, alertam que aqueles que entrarem ilegalmente no país serão “caçados e removidos”.
A campanha tem duas versões: uma voltada ao público interno e outra internacional. No anúncio doméstico, a Secretária do DHS, Kristi Noem, elogia o presidente Donald Trump por “proteger a fronteira” e reforça que imigrantes em situação irregular serão deportados. Já na versão internacional, o foco está em dissuadir potenciais migrantes antes que tentem cruzar a fronteira.
Os anúncios são altamente segmentados, utilizando redes sociais, mensagens de texto e mídias digitais para alcançar tanto imigrantes dentro dos EUA quanto aqueles que planejam entrar ilegalmente. A mensagem central reforça que “quem seguir a lei encontrará oportunidades; quem a descumprir enfrentará consequências.”
A campanha ocorre em meio a outras ações do governo Trump para endurecer a política migratória, incluindo a revogação de proteções para grupos específicos, como venezuelanos com o Status de Proteção Temporária (TPS).