Estados Unidos Imigração

Departamento de Justiça processa autoridades de Nova York

A governadora Kathy Hochul e a procuradora-geral estadual Letitia James são alvos do processo

Bondi afirmou que os estatutos de Nova York impedem que autoridades estaduais e federais apliquem a lei de imigração (Foto: redes sociais)
Bondi afirmou que os estatutos de Nova York impedem que autoridades estaduais e federais apliquem a lei de imigração (Foto: redes sociais)

A Procuradora-Geral dos Estados Unidos, Pam Bondi, anunciou nesta quarta, 12, que o Departamento de Justiça entrará com uma ação judicial contra o estado de Nova York, a governadora Kathy Hochul e a procuradora-geral estadual Letitia James alegando falhas na aplicação da lei de imigração.

O alvo da iniciativa é a lei conhecida como ‘sinal verde’, que permite que imigrantes irregulares obtenham a licença para dirigir. James disse à CBS News que está preparada para defender as leis estaduais, incluindo a Green Light, que, segundo ela, protege os direitos de todos os nova-iorquinos e mantêm as comunidades seguras.

Durante a coletiva de imprensa, Bondi alegou que os estatutos de Nova York impedem ilegalmente que autoridades estaduais e federais apliquem a lei de imigração. Ela ainda disse que outros estados que não cumprirem a legislação serão processados.

“Estamos tomando medidas para proteger os americanos. Nova York escolheu priorizar os estrangeiros ilegais em vez dos cidadãos americanos “, enfatizou a procuradora-geral.

A governadora de Nova York declarou que não deixará que os agentes federais tenham acesso irrestrito aos dados pessoais de qualquer nova-iorquino que está no sistema do departamento de veículos motorizados.

Na semana passada, o Departamento de Justiça entrou com uma ação judicial contra o estado de Illinois, a cidade de Chicago e outras jurisdições locais alegando que suas leis dificultam a fiscalização da imigração.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo