Antonio Tozzi Esportes

Volta de Neymar ao Santos é exaltada nos jornais europeus

O retorno de Neymar ao futebol brasileiro, vestindo a camisa 10 do Santos FC, foi destacada pela imprensa europeia (Foto: Raul Baretta/Santos FC)
O retorno de Neymar ao futebol brasileiro, vestindo a camisa 10 do Santos FC, foi destacada pela imprensa europeia (Foto: Raul Baretta/Santos FC)

Neymar voltou a vestir a camisa do Santos, após 11 anos de espera, na última quarta-feira (5). O retorno aconteceu contra o Botafogo-SP, pela 7ª rodada do Campeonato Paulista, na Vila Belmiro, estádio que consagrou o camisa 10. O momento histórico do futebol brasileiro ganhou destaque em manchetes de jornais estrangeiros.

Não fez uma partida brilhante. Na verdade, ele jogou apenas meio tempo (entro no intervalo da partida) e fez apenas uma grande jogada. Pior ainda: o Santos perdeu dois pontos preciosos em sua luta pela classificação para as fases decisivas do Paulistão. A equipe da casa foi para o intervalo vencendo por 1 a 0, com o gol de pênalti anotado por Tiquinho Soares, depois da falta dentro da área cometida pelo zagueiro em cima do atacante Guilherme (artilheiro do torneio até agora).

A Vila Belmiro entrou em êxtase ao ver assinar a súmula, entrar em campo vestindo a camisa 10 substituindo Gabriel Bontempo e receber a faixa de capitão de Pituca. Ele sofreu algumas faltas, tentou dribles, sem sucesso, e desperdiçou as poucas chances criadas pelo ataque santista. Em compensação, viu o time visitante empatar a partida em 1 a 1, com gom de Anderson Jesus. O empate foi muito valorizado pelo Botafogo de Ribeirão Preto, que está na lanterna da competição.

Apesar da reestreia discreta, sua presença repercutiu no Exterior. Veículos da Itália, França e Espanha analisaram o retorno do atacante ao Brasil. Todos reconheceram o momento como especial para o torcedor brasileiro. O desempenho dentro de campo foi um destaque positivo pelos portais, que avaliaram Neymar disposto para retornar aos gramados. Ele não disputava uma partida oficial há três meses.

O jornal francês “Le Parisien”, chegou a destacar uma jogada do atacante que quase resultou em um “gol de ouro”. Por outro lado, os veículos espanhóis “Marca” e “As” destacaram o alto nível de faltas em cima do jogador.

Veja abaixo a repercussão:

Gazzetta dello Sport: “Um momento que o Brasil esperava há 11 anos. Neymar voltou a vestir a camisa do Santos, entrando no segundo tempo contra o Botafogo. Mal vestiu a braçadeira de capitão e o talento brasileiro voltou a iluminar o Estádio Urbano Caldeira”.

As: “O retorno conturbado de Neymar. Os jogadores do Botafogo-SP queriam parar Neymar a todo custo e o assédio e as investidas era constantes. O Santos estava no comando, mas não foi contundente”.

Marca: “Ao mesmo tempo em que começou a encadear jogadas pelo Santos, ele atraiu uma marcação mais dura e faltas repetidas que muitas vezes o deixavam no chão”.

Le Parisien: “Neymar já voltou a jogar pelo Santos e quase fez um gol de ouro”.L’Équipe: “Em sua primeira partida desde que voltou ao Santos, Neymar deu show. Diante da família e dos amigos, entre eles o surfista Gabriel Medina e o jogador de vôlei Bruninho, Neymar surpreendeu a todos por se mostra muito disponível”.


Jimmy Butler é trocado e vai para o Golden State Warriors

Chegou ao fim a novela envolvendo Jimmy Butler. O atleta estava insatisfeito no Miami Heat e forçou uma transferência para o Golden State Warriors, de San Francisco (Foto: NBA.com)
Chegou ao fim a novela envolvendo Jimmy Butler. O atleta estava insatisfeito no Miami Heat e forçou uma transferência para o Golden State Warriors, de San Francisco (Foto: NBA.com)

Após troca chocante de Luka Doncic e Anthony Davis, foi a vez de Jimmy Butler ser negociado, o ala-pivô foi trocado do Miami Heat para o Golden State Warriors. O time da Flórida ficará com Andrew Wiggins, PJ Tucker e uma escolha de primeira rodada no próximo draft. A informação é de Shams Charania, da ESPN norte-americana.

Na transação, outros três times foram envolvidos no negócio, onde o Detroit Pistons recebeu Lindy Waters, Josh Richardson, Kyle Anderson, o Utah Jazz ficou com Dennis Schroder.

Com o período de trocas chegando ao fim, o Golden State Warriors não poupou esforços para trazer uma estrela para jogar junto com Stephen Curry. O senso de urgência da diretoria da equipe aumentou após a troca do Dallas Mavericks com o Los Angeles Lakers, que envolveu Luka Doncic e Anthony Davis.

A troca deixa o Miami Heat com poucas possibilidades de chegar aos playoffs. No entanto, os dirigentes, com Pat Riley à frente, e o técnico Eric Spoelstra acreditam ser possível formar uma equipe mais jovem e competitiva na temporada 2025-2026, tendo como principais destaques o pivô Bam Adebayo e o ala Tyler Herro, além de uma boa escolha no draft.

Agora, o Miami Heat tem como principais jogadores os alas Alec Burks, Terry Rozier e Josh Christophe, os alas-pivôs Haywood Highsmith, Jaime Jaquez Jr., Nikola Jovic e Keshad Johnson, juntamente com Andrew Wiggins, PJ Tucker e os craques Adebayo e Herro.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo