O governador da Flórida, Ron DeSantis, anunciou na segunda-feira, 20, a adoção de um novo nome para o Golfo do México, seguindo a sugestão do ex-presidente Donald Trump. A mudança de nomenclatura ocorre em meio a uma previsão de severas condições climáticas para a região.
De acordo com o comunicado emitido pelo governo estadual, uma área de baixa pressão que avança sobre o “Golfo da América”, em interação com o ar ártico, deve provocar um clima rigoroso em grande parte do estado, com início já nesta terça, 21. A previsão é de até três polegadas de neve no Panhandle, além de gelo e chuva congelante, o que poderá causar o fechamento de estradas e pontes no norte da Flórida.
Para enfrentar os efeitos da tempestade, o governador determinou a mobilização da Guarda Nacional da Flórida e da Guarda Estadual, além de autorizar a Divisão de Gestão de Emergências do estado, sob o comando de Kevin Guthrie, a coordenar a distribuição de recursos.
Em sua ordem executiva, DeSantis destacou que é ilegal praticar aumento abusivo de preços em itens essenciais, como suprimentos e equipamentos necessários para lidar com a emergência. Ele ainda autorizou a liberação antecipada de medicamentos para os moradores dos condados impactados.