Estados Unidos

TikTok volta a funcionar após Trump dar garantias de que provedores não sofrerão penalidades

O presidente eleito afirmou que emitirá uma ordem executiva para adiar a aplicação da lei que proibiu o aplicativo nos Estados Unidos

Centenas de milhares de pessoas acessam o TikTok em todo o mundo (foto:pikist)
Trump falou sobre uma possível joint-venture que daria aos Estados Unidos metade da propriedade da ByteDance, dona do TikTok (foto:pikist)

O TikTok restabeleceu seu serviço na noite de domingo, 19, poucas horas depois de o presidente eleito Donald Trump declarar que emitirá uma ordem executiva para adiar a aplicação da lei que havia proibido o aplicativo nos Estados Unidos.

Trump ressaltou a importância da plataforma na conquista dos votos dos eleitores jovens, mencionando que, por isso, tinha apreço pela rede social. Ele também falou sobre sua ideia de criar uma joint-venture entre os atuais proprietários do TikTok — a chinesa ByteDance — e novos proprietários, por meio da qual os Estados Unidos ficariam com 50% da propriedade da empresa.

O TikTok publicou no X na noite de domingo, 19, que estava no processo de restaurar seu funcionamento e agradeceu ao presidente eleito pelas garantias de que os provedores de serviços não enfrentariam penalidades por oferecer o aplicativo a mais de 170 milhões de americanos e cerca de 7 milhões de pequenas empresas. A plataforma, assim como outros aplicativos desenvolvidos pela ByteDance, como o CapCut e o Lemon8, havia ficado fora do ar desde a noite de sábado, 18.

O anúncio trouxe alívio para os usuários do TikTok. Muitos procuravam uma solução para o bloqueio por meio de redes privadas virtuais (VPNs), que criptografam a localização do usuário. No domingo, a demanda por VPNs nos Estados Unidos aumentou 827%, segundo o Top10VPN, um site de avaliação de VPNs.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo