Que o calendário brasileiro é insano todos sabemos. Porém, este ano os clubes brasileiros deverão superar o total de partidas disputadas em temporadas anteriores, sobretudo para quatro clubes: Botafogo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras. Estes quatro disputarão o Super Mundial de Clubes, marcado para os meses de junho e julho aqui nos Estados Unidos.
Em função dessa novidade em termos de torneios, o calendário 2025 do futebol brasileiro ficou ainda mais apertado por causa da “jabitucaba” que somente existe no Brasil: os campeonatos estaduais.
Nessa temporada, os estaduais atropelaram até mesmo a Copinha São Paulo, tradicional torneio que serve de vitrine para revelar jovens talentos para os clubes brasileiros. Desta forma, os campeonatos estaduais do Rio de Janeiro e de São Paulo já começaram.
No caso dos principais clubes cariocas, os quatro grandes entraram em campo com equipes completamente desfiguradas. Quem está se aproveitando disto é o Maricá, o caçula da competição, que vem liderando o torneio, com seis pontos em duas partidas, uma delas com a vitória na estreia sobre o Botafogo (atual campeão brasileiro e da Libertadores da América).
O time da Estrela Solitária decepcionou na estreia, mas se recuperou na segunda rodada ao derrotar a Portuguesa Santista. O Fluminense continua sem anotar um gol sequer, depois do empate em 0 a 0 com o Sampaio Corrêa e perder para o Volta Redonda por 1 a 0.
O Flamengo então está em uma situação inusitada. O Rubro-Negro está na Flórida, onde faz uma pré-temporada, estreou com derrota no Campeonato Carioca para o Boa Vista e foi eliminado na Copinha na fase pré-oitavas de final. E a equipe dirigida por Filipe Luís jogará em Fort Lauderdale contra o São Paulo no domingo (19), no Chase Stadium, estádio onde o Inter Miami CF manda seus jogos como mandante. Em suma, os dirigentes flamenguistas não estão preocupados com o Cariocão, assim como os outros grandes do Rio de Janeiro. O primeiro clássico será disputado no dia 29 de janeiro, reunindo Botafogo e Fluminense, depois de as principais equipes cariocas estejam preparadas para iniciar (efetivamente) a temporada de 2025.
Paulistão
O Campeonato Paulista realizou sua primeira rodada na quarta-feira (15) com quatro jogos: no encontro dos caçulas, que abriu o Paulistão, o Noroeste foi a Rio Claro e bateu o Velo Clube por 2 a 0. Outro visitante que se deu bem foi a Ponte Preta, que derrotou o Novorizontino em Novo Horizonte por 1 a 0. O outro time da Campinas, o Guarani, recebeu o Botafogo de Ribeirão Preto e venceu por 2 a 0.
O principal jogo da rodada reuniu o Palmeiras, atual tricampeão paulista, e a Portuguesa de Desportos, que jogou pela primeira vez no Allianz Parque. O time da casa derrotou a Lusa por 2 a 0, em uma partida onde se impôs diante do adversário e alegrou sua torcida de 28.302 torcedores que gerou a renda de R$ 2.308.257,80. Corinthians e Santos estrearam na quinta-feira (16) e o São Paulo teve seu jogo contra a Internacional de Limeira adiado para fevereiro.
Na estreia da FC Series, São Paulo empata com o Cruzeiro
O São Paulo empatou com o Cruzeiro em 1 a 1, no Orlando City Stadium, nos Estados Unidos, em jogo que marcou a estreia das equipes na FC Series e também na temporada. Luciano fez o gol tricolor igualando o placar inaugurado por Mateus Pereira.
Na volta do intervalo, as duas equipes voltaram com bastante alterações. Tanto Fernando Diniz como Luis Zubeldía promovera mudanças visando dar ritmo a todo o elenco. Na melhor chance.
O Tricolor volta a campo no domingo (19), quando enfrenta o Flamengo, às 3:00pm (horário local), pela FC Series, no Chase Stadium, em Fort Lauderdale.
Choque de mineiros em Orlando
O Atlético-MG está em Orlando, nos Estados Unidos, para dar sequência na pré-temporada 2025. Com Cuca no comando, o elenco alvinegro viajou com os três reforços confirmados e a base titular do ano passado.
O lateral-direito Natanael, os meias Patrick e Gabriel Menino foram as novidades no grupo. O atacante Cuello e Júnior Santos seguem em negociações e aguardam um desfecho antes de fecharem com o Galo.
Allison, que está com a seleção brasileira sub-20 para a disputa do Sul-Americano da categoria, ficou fora da viagem para os EUA. Igor Rabello e Palacios, nomes envolvidos em possíveis negociações, foram confirmados na lista.
Mais de 20 mil torcedores são esperados para o clássico entre Atlético-MG e Cruzeiro no próximo sábado (18), às 3:00pm (horário local), no Inter&Co Stadium, em Orlando, na Flórida, nos Estados Unidos, pela Inter&Co Soccer Week na FC Series.
Bia Haddad Maia salva tênis brasileiro na Austrália
Jogando na 1573 Arena, a quinta maior do Melbourne Park, Bia superou a russa Erika Andreeva, 86ª colocada na classificação mundial, com parciais de 6/2 6/3 em 1h21min de jogo. Com a vitória, Bia Haddad iguala o resultado obtido em 2024 no torneio australiano, chegando à terceira rodada pela segunda vez consecutiva na competição.
Esta foi a 26ª vitória de Bia Haddad em jogos de chaves principais de Grand Slam (os quatro maiores torneios de tênis do mundo), colocando a número 1 do Brasil na atualidade de forma isolada na quinta posição entre os brasileiros com mais vitórias nesta categoria de eventos, atrás apenas de Maria Esther Bueno, líder absoluta com incríveis 137 triunfos; Gustavo Kuerten com 65 vitórias; Thomaz Koch, com 42; e Ronald Barnes, com 41 jogos vencidos nos maiores torneios do circuito mundial.
Na próxima fase do Aberto da Austrália, Bia irá enfrentar a vencedora do duelo entre a britânica Katie Boulter, cabeça de chave 22, e a russa Veronika Kudermetova. Se vencer, a brasileira chegará à fase de oitavas de final pela primeira vez em Melbourne.
João Fonseca luta, mas perde batalha no 5º set no Australian Open
O carioca caiu por 3 sets a 2 com parciais de 6/7 (8/6) 6/3 6/1 3/6 6/3 após 3h37min de duração no jogo mais longo disputado na carreira do jovem brasileiro de 18 anos e quatro meses. Foi sua primeira partida de cinco sets na sua vida.
Fonseca fez história ao ser o mais jovem brasileiro a vencer uma partida de Grand Slam superando Gustavo Kuerten, o segundo jogador mais jovem em atividade a bater um top 10 só atrás de Carlos Alcaraz e o segundo desde 1973 com menos de 20 anos a estrear em um Slam com vitória sobre um tenista entre os dez do ranking.
O brasileiro vinha de uma sequência de 14 vitórias seguidas com os cinco triunfos do NextGen Finals, em dezembro, o título do challenger 125 de Camberra, na Austrália, e as quatro vitórias no Aberto da Austrália onde passou o qualifying e venceu Andrey Rublev na primeira rodada.
Pela campanha o brasileiro vai somando 80 pontos no ranking e no momento indo ao 98º lugar, mas ainda há tenistas na disputa do torneio australiano e challengers pelo mundo esta semana e semana que vem – o próximo ranking só será divulgado no dia 27. O carioca tem no calendário o challenger 125 de Quimper, na França, semana que vem e depois a Copa Davis em Orleans, na França, entre os dias 1º e 2 de fevereiro. Na sequência, a partir do dia 10, ele joga o ATP 250 de Buenos Aires, na Argentina, e o Rio Open a partir do dia 17.
Dupla brasileira eliminada
A dupla brasileira formada por Marcelo Melo, 38º do ranking de duplas, e Rafael Matos, número 35 mundial, foi superada, em partida equilibrada, pelos cabeças de chave número 15 do Grand Slam australiano, a parceria formada por Edouard Roger-Vasselin, da França, e Hugo Nys, de Mônaco, com parciais de 6/3 4/6 6/2. A partida teve 1h50min de duração e ocorreu na Quadra 9 do Melbourne Park, marcando a despedida dos brasileiros na primeira fase da competição.