Um protótipo da SpaceX Starship falhou no espaço minutos depois de ser lançado do Texas na quinta-feira (16), forçando os voos das companhias aéreas sobre o Golfo do México a alterar o curso para evitar a queda de detritos e atrasando o programa de foguetes carro-chefe de Elon Musk.
O controle da missão da SpaceX perdeu contato com uma versão altamente atualizada da Starship, que carregava sua primeira carga de teste de satélites simulados, oito minutos após a decolagem de suas instalações de foguetes no sul do Texas, às 5:38 p.m. (horário do leste).
A última vez que um estágio superior da Starship falhou foi em março do ano passado, mas raramente um acidente da SpaceX causou interrupções no tráfego aéreo.
Pelo menos 20 voos comerciais foram desviados para outros aeroportos ou alterados de rumo a fim de evitar possíveis destroços, com base em registros de voo do site de rastreamento FlightRadar24. A Administração Federal de Aviação, que regulamenta as atividades de lançamento privado, não retornou imediatamente os pedidos de comentários.
“Perdemos todas as comunicações com a nave – isso essencialmente nos diz que tivemos uma anomalia no estágio superior”, disse Dan Huot, gerente de comunicações da SpaceX, confirmando minutos depois que a nave estava perdida.
O estágio superior da Starship, dois metros (6,56 pés) mais alto que as versões anteriores, era uma “nave de nova geração com atualizações significativas”, disse a SpaceX em uma descrição da missão antes do teste. Ele deveria fazer uma aterrissagem controlada no Oceano Índico cerca de uma hora após seu lançamento no Texas. O imponente impulsionador Super Heavy, por sua vez, retornou à sua plataforma de lançamento cerca de sete minutos após a decolagem, conforme planejado, retardando sua descida do espaço ao reacender seus motores Raptor enquanto se enganchava em braços mecânicos gigantes fixados em uma torre de lançamento.