Imigração Manchete

Cancelamento de programa migratório gera reembolsos e aumenta incertezas

O programa encerrado em novembro visava conceder status legal a imigrantes indocumentados

O Keeping Families Together permitia que pessoas sem documentação permanecessem no país com suas famílias, enquanto aguardavam a regularização de seu status migratório (Foto: Freepik)

Quase 100 mil imigrantes nos Estados Unidos serão reembolsados pela taxa de inscrição de US$ 580 após o cancelamento do programa Keeping Families Together (KFT), uma das iniciativas migratórias do presidente Joe Biden. O programa, que foi encerrado em novembro devido a uma decisão judicial, visava conceder status legal a imigrantes indocumentados.

De acordo com o Serviço de Cidadania e Imigração dos EUA (USCIS), cerca de 94 mil pedidos haviam sido submetidos antes da extinção do programa, gerando uma arrecadação aproximada de US$ 55 milhões. Agora, o governo se prepara para devolver o valor pago pelas famílias.

Lançado em agosto de 2024, o Keeping Families Together trouxe esperança a meio milhão de imigrantes indocumentados, permitindo que permanecessem com suas famílias enquanto aguardavam a regularização de seu status migratório. Com o cancelamento, milhares de famílias com status migratório misto – compostas por cidadãos americanos e pessoas sem documentação – enfrentam novas dificuldades. Muitos temem que, sem o programa, sejam forçados a deixar os Estados Unidos, o que pode resultar na separação de seus familiares por tempo indeterminado.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo