Incêndios se alastram por Los Angeles, na Califórnia, e fizeram com que o município declarasse estado de emergência nesta terça-feira, 7. Até o momento, mais de 100 mil pessoas receberam alertas para deixarem suas casas e cerca de 220 mil estão sem energia, segundo o PowerOutage.us, que rastreia quedas de energia em tempo real no país.
O tempo seco e rajadas de vento de mais de 105 milhas por hora têm contribuído para que o fogo se espalhe mais rapidamente. O estado enfrenta três grandes incêndios simultâneos: o Palisades, na região de Santa Mônica; o Hurst, ao norte de São Fernando; e o Eaton, em Altadena.
O governador Gavin Newsom divulgou nas redes sociais que os incêndios são sem precedentes e que a Califórnia mobilizou mais de 1.400 bombeiros para combatê-los. Ele também afirmou que oficiais de emergência e socorristas estavam trabalhando durante a noite para proteger vidas.
A ventania dificulta o trabalho das aeronaves que combatem as chamas. A previsão é que as rajadas de vento piorem nesta quarta-feira, 8, e o Serviço Nacional de Meteorologia alertou que esta poderá ser a tempestade de vento mais destrutiva desde 2011. As áreas de maior risco de dano são ao longo dos corredores da Highway 118 e 210.
O incêndio Palisades destruiu casas e provocou a retirada de dezenas de milhares de residentes de Malibu e Santa Mônica. A Palisades Charter High School, um famoso cenário de filmes, e uma escola primária próxima foram engolidas pelas chamas. Bombeiros precisaram usar um trator para remover veículos abandonados por pessoas que, presas no trânsito, decidiram fugir a pé.
Moradores de uma casa de repouso em Pasadena foram retirados às pressas à noite, enquanto o incêndio Eaton estava a poucos quarteirões de distância. Partes do norte da cidade estavam sob ordens de evacuação obrigatória, incluindo áreas de Altadena, Sierra Madre e Arcadia.
O porta-voz do CAL Fire, departamento florestal e de proteção contra incêndios da Califórnia, David Acuna, informou que não é possível conter os incêndios no momento e que a prioridade é salvar vidas.