Honda e Nissan estão em conversas para uma possível fusão que pode criar uma nova potência no mercado automotivo global. De acordo com o jornal Nikkei, as duas empresas japonesas devem firmar um memorando de entendimento em breve, criando uma holding que também pode incluir a Mitsubishi Motors, empresa da qual a Nissan é a maior acionista.
Essas negociações vêm depois de uma parceria estratégica firmada entre Honda e Nissan em agosto, focada no uso compartilhado de componentes e softwares para veículos. A ideia de uma fusão é uma resposta à crescente concorrência, principalmente dos fabricantes chineses e da Tesla, que dominam a crescente indústria de carros elétricos.
O movimento pode ser o maior na indústria automotiva desde a fusão entre Fiat Chrysler e PSA Groupe, que formou o grupo Stellantis em 2021. Especialistas têm falado sobre a necessidade de mais fusões e aquisições no setor, para reduzir custos e melhorar a competitividade, especialmente em relação à rápida expansão de fabricantes de veículos elétricos.
Apesar das discussões, ainda não há uma confirmação oficial das empresas sobre a fusão, mas tanto a Honda quanto a Nissan confirmaram que estão explorando opções de colaboração. As ações da Honda subiram 2% no mercado de Nova York, e os papéis da Nissan também registraram alta de 11%.