Buffett, 94 anos, planeja doar 99.5% de sua fortuna restante, agora avaliada em mais de $150 bilhões pela revista Forbes, para um fundo de caridade supervisionado por sua filha e dois filhos quando ele morrer.
Em uma carta aos acionistas da Berkshire na segunda-feira (25), Buffett revelou que três possíveis curadores sucessores foram designados, caso sua filha Susie, 71 anos, e seus filhos Howard, 69 anos, e Peter, 66 anos, não possam servir.
Ele disse que cada um deles é um pouco mais jovem do que seus filhos, é bem conhecido por eles e “faz sentido” para todos eles.
“Nunca desejei criar uma dinastia ou seguir qualquer plano que se estendesse além dos filhos”, escreveu Buffett. “Mas esses sucessores estão na lista de espera. Espero que Susie, Howie e Peter desembolsem eles mesmos todos os meus bens.”
Na segunda-feira, Buffett também doou cerca de $1.14 bilhão em ações da Berkshire, o equivalente a 1,600 ações Classe A, para quatro fundações familiares.
Isso aumentou sua doação para mais de $58 bilhões desde 2006, quando Buffett doou a maior parte de sua fortuna para as fundações e para a Fundação Bill e Melinda Gates, que recebeu mais de $43 bilhões. Ele doou 56.6% de suas ações da Berkshire.
Buffett dirige a Berkshire, sediada em Omaha, Nebraska, desde 1965.
Ele ainda possui 14.4% de suas ações e planeja continuar doando ações para as cinco fundações durante sua vida.
Após sua morte, seus filhos terão cerca de 10 anos para doar o patrimônio remanescente e deverão decidir unanimemente a quais propósitos filantrópicos ele deverá servir.
A Berkshire não respondeu imediatamente a um pedido de comentário adicional.
Susie Buffett dirige a Susan Thompson Buffett Foundation, que financia a saúde reprodutiva e leva o nome da primeira esposa de Buffett, e a Sherwood Foundation, que apóia organizações sem fins lucrativos de Nebraska e educação infantil.
Howard Buffett dirige a Howard G. Buffett Foundation, que trabalha para enfrentar a fome global, combater o tráfico humano e mitigar conflitos.
Peter Buffett dirige a NoVo Foundation, que tem iniciativas voltadas para meninas e mulheres marginalizadas, bem como para comunidades indígenas.
A Berkshire é um conglomerado de $1 trilhão, proprietário de empresas como a ferrovia BNSF e a seguradora de automóveis Geico, além de ações como a Apple e a American Express.
Em sua carta, Warren Buffett reconheceu o avanço de sua idade, mas não demonstrou intenção de se afastar.
“O tempo do pai sempre vence”, disse ele. “Até o momento, tive muita sorte, mas, em breve, irei embora.”