A Administração Nacional de Segurança no Trânsito nas Rodovias (NHTSA) divulgou na última semana uma série de recalls, totalizando mais de 305 mil veículos. O maior recall envolve 273 mil carros da Hyundai, a maior parte deles com problemas que podem afetar a potência do veículo. O recall engloba também as montadoras Kia, Honda, Fisker e Jeep.
A NHTSA recomenda que os proprietários de veículos afetados pelos recalls entrem em contato com o serviço de atendimento ao cliente de cada montadora para agendar os reparos gratuitos. Para verificar se seu veículo está envolvido em algum recall, consulte o banco de dados de recalls da NHTSA no site https://www.nhtsa.gov/recalls. Também é possível usar o número de identificação do veículo (VIN) para buscas mais precisas.
Confira quais os modelos estão em recall
Kia
A Kia está solicitando aos mais de 62 mil proprietários do modelo EV6 (2022-2024) que procurem as concessionárias para realizarem a troca da unidade de controle integrado de carregamento (ICCU) e atualizarem o software, gratuitamente. Problemas na peça resultam em perda de potência do motor e aumenta os riscos de acidentes. Os proprietários devem ser notificados até 13 de dezembro. Os consumidores podem obter mais informações sobre o recall da Kia no site oficial: https://owners.kia.com/us/en/recalls.html
Hyundai
A empresa anunciou que mais de 145 mil carros dos modelos IONIQ e Genesis (2022-2025) apresentam problemas similares ao da KIA e que irá realizar os reparos gratuitamente e os proprietários devem ser notificados até 17 de janeiro de 2025.
Além disso, solicita aos quase 43 mil proprietários de veículos Tucson e Santa Cruz de 2025 que procurem suas lojas para corrigir um erro na fiação da extensão do console pode estar mal posicionado, permitindo que a transmissão seja retirada do modo “P” (estacionamento) sem que o pedal de freio seja pressionado. Eles deverão receber a notificação até 19 de janeiro de 2025. Mais informações no https://www.hyundaiengineinfo.com/ ou pelo telefone 1-855-371-9460.
Stellantis/Jeep
A Stellantis, proprietária da marca Chrysler, está fazendo o recall de 7.198 veículos dos modelos 2024 Jeep Grand Cherokee e Grand Cherokee L. A companhia informou que um erro de software está resultando na exibição errada da velocidade no painel. Com isso, o motorista pode dirigir com velocidade acima do permitido e provocar acidentes. Os proprietários devem procurar as concessionárias para fazer a inspeção e atualização do software. As cartas de notificação do recall devem ser enviadas até 17 de dezembro. Os proprietários podem entrar em contato pelo telefone 1-800-853-1403 ou obter mais informações no site: https://www.stellantis.com/en.
Fisker
A empresa anunciou o recall de quase 8 mil veículos Ocean 2023-2024, devido a problemas de transmissão no engate da marcha desejada. O erro permite que o carro se mova enquanto estiver em marcha à frente ou ré e aumenta o risco de um acidente ou lesão. Mais informações no site da empresa (https://www.fiskerinc.com/recalls) ou pelo telefone 1-844-347-5371.